quinta-feira, 2 de setembro de 2010

coleginho

Ontem foi o primeiro dia no colégio.

Eu e o papá tirámos férias e tudo para te apoiar no que fosse necessário e garantir que a integração fosse o mais suave possível.

Chegámos de manhã cedo, eram 8:30 e ficaste logo muito séria, sentada na mantinha das brincadeiras a olhar para os outros bebés e para os meninos mais crescidos. Como não parecia fazer diferença a nossa presença ali, fomos dar uma volta, fazer tempo longe do colégio e esperar para voltar no fim do teu almoço.

Eram 11:00 quando regressámos e estavas a acabar de almoçar. A educadora estava encantada contigo! Comias "muito bem"! Foi a sopinha quase toda, massa e carne e ainda a fruta! Ela disse que tinhas chorado um bocado quando a sala de acolhimento começou a ficar mais cheia mas assim que chegaste à sala do almoço ficaste logo entusiasmada!! No final do almoço vieste connosco para casa, adormeceste no carro e passaste o resto do dia na brincadeira do costume...

Hoje o dia foi mais longo. Chegámos por volta das 8:30, novamente, e só te fomos buscar às 15:30, no fim do lanche. A educadora disse que hoje não houve chorinhos nenhuns nem nada! Almoçaste tudo, como de costume, e passaste o dia na brincadeira com os outros bebés da sala dos Patinhos. E eu que passei a manhã e a tarde numa preocupação desmesurada!! Nem quiseste saber de nós quando chegámos à hora do lanche! Estavas sentada no banquinho, à mesa, a comer meia carcaça e só querias era saber da paparoca!

De acordo com a educadora, estás perfeitamente integrada, não precisas de mais período de adaptação nenhum.

Ai, o meu coração apertadinho de saudades!! Estás a ficar uma menina tão crescida!

Não tarda estás a comemorar o teu primeiro aninho! E eu já ando com umas ideias na cabeça... surpreeeeesaaaaaa...

terça-feira, 10 de agosto de 2010

9 mes... ups! 10 meses!!!

Como o tempo passa! Os teus 9 meses já passaram e já comemoramos hoje os 10 meses! Nem escrevi nada, tem sido tudo a correr! E não é por falta de organização, que temos tudo cronometrado ao segundo, é mesmo por cansaço meu. Cada dia ficas mais esperta e atenta ao que te rodeia, não páras quieta (nem calada) um minuto. À noite vais para a caminha descansada e eu aterro no sofá, sem fome nem sono, apenas um cansaço imenso e uma falta de forças extrema.

Um dia de cada vez ;o)!

Resumindo, portanto:

- no dia 19 de Julho rompeu o teu primeiro dentinho: em baixo, do teu lado direito. Dois dias depois rompeu o segundo dentinho, em baixo, ao lado esquerdo do primeiro. Não houve febres nem insónias, apenas umas pequeninas rabujices mas a coisa passou pacifica;
- no mesmo dia 19 de Julho começaste a bater palminhas, toda ritmada e comportadinha! Desde então bates palmas a tudo: ao fim da papa, ao início da papa, quando a mamã chega, quando a mamã parte, quando o papá chega, quando o papá parte, quando vamos à praia, quando vês o Dartacão, o Pocoyo ou a abelha Maia... enfim, é escolher...
- adoraste a praia e o mar! ao fim da tarde gostavas de ficar comigo, sentada à beira mar, a brincar com as pedrinhas e a sentir as ondas pequeninas a bater nos pés. Levávamos o jantar para a praia e todos os dias fazias um piquenique à beira mar. Desenvolveste-te imenso nessa semana de férias, mesmo as tuas feições de bebé já são agora mais de menina...
- 8 de Agosto - disseste "Pai" pela primeira vez. E logo a seguir disseste "Mãe". Apesar de raramente teres voltado a repetir "Mãe" tens esgotado o "Pai" e até aos comboios chamas "Pai" mas isso é outra conversa... Não sei onde foste buscar o "Pai" e a "Mãe", dizemos sempre "Mamã" e "Papá" mas enfim, em algum sítio deves ter ouvido...
- hoje, 10 de Agosto, começaste a gatinhar!! Sim! Mais do que dois "passos" seguidos, já fazes pequeninos percursos a gatinhar! Já sobes aos móveis, já destróis tudo ao teu redor e SIM! acabou-se o nosso "sossego", agora sim vão começar a desaparecer coisas, a aparecer outras nos sítios mais estranhos e nas ocasiões mais bizarras... *suspiro*...

Estás enorme. Dou por mim a olhar para ti e a pensar no teu tamanho de quando nasceste! Cresceste tanto! E vais continuar a crescer... Todos os dias são uma descoberta, uma brincadeira, uma comunicação nova! Já comes tudo de tudo, estás sempre na converseta e hoje dei por ti a "discutires" comigo porque eu te dava um ralhete por me teres cuspido sopa na brincadeira!! "Não se brinca durante as refeições, menina!" "TATATATATATAAAAAAAAAAAAAAAAA!"

O cansaço pode ser muito, posso andar esgotada, sem forças nem ânimo para nada, mas o meu amor por ti está muito além de tudo isto!

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Olá filha,

Já fizeste 8 meses e eu tenho sido uma desnaturada porque nunca mais vim aqui escrever sobre ti. A vida tem sido uma correria pegada e tenho andado tão cansada, com tanto sono e ao mesmo tempo com tanta coisa para fazer que, quando chego a casa, o pouco tempo que estás a dormir é para pôr as coisas em dia ou aterrar no sofá até acordar meio estremunhada e ir para a cama!

As alegrias que me dás todos os dias ultrapassam e muito todo o cansaço ou problemas que possam existir! Estás cada vez maior, cresces a olhos vistos! Já te sentas mesmo muito bem, sozinha e direitinha desde os 6 meses e meio. O teu brinquedo preferido é um porta chaves, em forma de roca, artigo promocional de uma bebida, que a avó Telma mandou. Mal sabe ela que ficas maluca quando a vez e que não paras de brincar com ela!! Desde que eras mesmo muito bebé e eu ainda estava em casa, costumava ficar contigo ao colo enquanto eu estava no computador, a falar com as minhas amigas virtuais ex-grávidas de Outubro. Habituaste-te à brincadeira e agora, cada vez que vez o portátil aberto, é um chorrilho de gritos e de braços esticados!! Só queres ficar em frente ao computador! Assim sendo, optámos por colocar no monitor algo que gostasses: ficas maluca com a música do genérico dos desenhos animados do Dartacão e da Abelha Maia e adoras os episódios do Pocoyo! Viva o youtube!!!

Na semana passada o pai tirou férias e ficou contigo em casa. Com ele aprendeste a estalar a língua e a fazer estalinhos com ela. Divertes-te imenso a dar estalinhos assim!

Comes muito bem, de tudo e, se não parássemos, te pegássemos ao colo e distraíssemos, acho que ficavas o dia todo a comer! Não fechas a loja nem fazer cara feia a nada!

Gatinhar é que não é contigo. Nós bem te colocamos de barriga para baixo, ou elevamos e colocamos em posição de gatinhar mas tu queres mais é rebolar para ficar deitada e descansaaar… deves ter uma costela alentejanita algures… o que gostas mesmo de fazer é quando te deixamos de pé, com o rabito apoiado para suporte, ficares agarrada às grades da cama a baloiçar para cima e para baixo! Acho que não vais gatinhar, pelo andar das coisas… gostava tanto de te ver a gatinhar! Ao mesmo tempo antecipo com “terror” o dia em que ganhes mobilidade própria!! Tu és tão mexida, tão enérgica que, se agora ando de rastos, quando tiver de andar a correr atrás de ti vai ser de doidos!! !*risos*!!!

Já entendes tudo o que dizemos. Quando fazes alguma maldade e eu te chamo pelos dois nomes e a seguir falo séria contigo, olhas para mim muito séria e a seguir abres uma gargalhada enorme! Não há quem resista!!

Adoro-te filha!

terça-feira, 27 de abril de 2010

Adoras brincar com os pezinhos descalços.

Comes a sopa toda e adoras fruta.

Gostas dos sons "ta-ta-ta" e de vez em quando já pareces que chamas "mamã" a sério.

Não tarda completas 7 meses...

sábado, 24 de abril de 2010

Correria

Faz já algum tempo que não te escrevo a contar as novidades mas na realidade os dias têm sido uma correria e chego ao fim do dia de rastos... O trabalho no emprego tem sido algum, tem vindo comigo para casa à noite e fins de semana por isso todos os minutos são contados e cada segundo contigo é espremido ao máximo!

Estás cada dia mais reguila! Brincas muito com os pézinhos quando mudamos a fralda e todos os dias tens sons novos para cantar. Hoje começaste a fazer duas refeições sólidas: ao almoço puré de legumes com carne e à noite puré de legumes. A meio da manhã a frutinha. Vamos ver. Até agora tens reagido bem a todos os purés. Não achaste muita piada a um dos purés em que juntei alface mas também, quem é que gosta de alface cozida?... Nem vou insistir! Do puré de batata com bróculos também não gostaste muito mas hoje à noite juntei-lhe um pouco de outro puré que tinha feito, com cenoura e courgete e entre colheres até rabujavas porque querias mais!!

Já brincas muito, sentada no parquinho. Ainda não te aguentas sentada durante muito tmepo, de vez em quando olhas para nós e depois, devagarinho olhas para as paredes, de baixo para cima e acabas de barriga para o ar a olhar para o tecto! Mas nem por isso páras de brincar!! Descobres logo outro boneco que esteja mais à mão e começas a brincar com ele!

São-me preciosos os nossos fins de tarde juntas! Felizmente a Primavera está a chegar e com ela os fins de tarde longos e ensolarados. Chego do trabalho, ponho-te no canguru e vamos as duas dar uma volta ao parquinho, até perto da hora do jantar. É o único momento calmo e cheio de amor do meu dia, todos os outros momentos são a correr! O dia passa demasiado devagar e mal conto os minutos para que chegue a hora de saida e possa ir ter contigo! Quando chego fazes uma festa pegada e saltas de onde estás, a esticar os bracinhos a pedir colo!

Estás grande filha! E estás uma menina cada dia mais linda!

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Faz agora 6 meses...

já eu estava a trepar às paredes com as dores de parto! literalmente às paredes, que a esta hora já me arrastava pelo corredor das urgências do Dona Estefânea, a respirar muito fundo e a olhar para a minha médica com ar de quem mata a primeira bata branca que se me atravessar à frente!

Desde que comecei a trabalhar as coisas não têm sido fáceis. Ando sempre a correr e não tenho conseguido descansar rigorosamente nada. Tenho tentado fazer com que a tua vida decorra tranquila e sem alterações e acho que até ao momento tenho sido bem sucedida. Eu é que ando um trapo, a arrastar-me para tudo que é sitio, completamente podre de cansaço mas enfim...

No trabalho o ambiente tem sido péssimo. Unica mulher a trabalhar entre homens não pode correr bem. Não podemos pedir às pessoas que entendam algo pelo qual nunca passaram. Apesar de existirem coisas chamadas "leis" que costumam ajudar as pessoas a entender as coisas pelas quais nunca passaram, os idiotas com quem trabalho e que infelizmente são quem me paga ao fim do mês, estão-se nas tintas para essas coisas e termos como "licença de amamentação" e "horário normal da laboração" são-lhe estranhos. Criar filhos também não é com eles porque têm as esposas ou as criadas em casa pelo que lhes é estranho, digo mesmo bizarro, alguém que queira ter um horário normal de trabalho, com uma vida profissional normal e controlada, que lhe permita ter uma vida pessoal e criar um filho a caminho disso.

Desabafos. Esta semana foi a primeira do regresso ao trabalho e está a custar-me mais do que imaginava. Não apenas pela nossa separação mas também pela pressão a que tenho sido sujeita. Está-me a parecer que o ordenado ao fim do mês está a deixar de ser motivo suficiente para continuar a relevar tanta coisa... Se alguém conhecer alguém na Inspecção do Trabalho é favor dar o meu contacto, estou disponível para conversas amigáveis...

Mas amanhã fazes 6 meses de vida e isso é que me importa! Regressar a casa ao fim do dia para te ter nos braços e receber o teu sorriso faz-me esquecer tudo! E isso não tem preço!!

quinta-feira, 8 de abril de 2010

quase quaaaase!

já falta tão pouquinho para completares os seis meses!!

ontem começaste a dizer "tá-tá-tá-tá", hoje foi "té-té".

a nossa rotina diária é eu sair do trabalho, ir buscar-te a casa dos avós, virmos para a nossa casinha, a mamã saca de uma maçã e vamos dar uma voltinha no parquinho, voltamos, maminha, brincadeiras, a mamã e o papá jantam, banhinho, maminha, cama!

para que isto seja possível, à sexta feira definimos a ementa do jantar da semana, sábado compramos as coisas fresquinhas na praça, domingo cozinhamos tudo, congelamos o que seja necessário e durante a semana é só ir aquecendo.

às segundas e terças passo a ferro, quartas descanso, quintas lavo a casa de banho, sexta aspiro e limpo o pó, sábado lavamos o chão e todos os dias agradecemos o facto de existir o horário de Verão que nos permite ter luz até mais tarde :p!

sexta-feira, 2 de abril de 2010

(quase) 6 meses de amamentação exclusiva

E hoje comeste a tua primeira sopinha!



Quer dizer... não foi bem comer, comer, comeste umas colherinhas, pouca coisa, mas comeste! Logo seguidas de maminha (mas isso é outra história e fica aqui só entre nós as duas!).

Decidi fazer-te 3 sopinhas diferentes por semana, congelo em doses separadas que depois levas para os avós para o almoço. Ao fim de semana introduzo os alimentos novos, para ver como vais reagindo, durante a semana vais comendo as sopas alternadas, para não enjoar.

A primeira sopinha foi creme de cenoura. Fizeste caras feias mas até foste comendo. Não te censuro! Puré de cenoura? Puro?! Assim sem mais nada?! Blhargh! Mas pronto, é assim é assim tem de ser tem de ser e mais nada...

Amanhã será creme de abóbora, outra pérola da gastronomia nacional, e domingo será puré de tubérculos, isso sim uma verdadeira iguaria (batata, abóbora e nabo).

Decidimos antecipar em uma semana a introdução das sopas para aproveitar o feriado de sexta feira e o termos 3 dias para que a introdução seja feita por nós e com mais calma.

*suspiro*... lá se vai a minha maminha em exclusivo... continuamos as duas na maminha mas enfim, as sopas intrometeram-se entre as duas maminhas e tu... hihihi! Não tarda estás a pedir Happy Meals!...

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Regresso ao trabalho

Só hoje, passados 4 dias de ter começado a trabalhar, tive um bocadinho para escrever.

Segunda feira passou mais depressa do que pensava, terça, quarta e quinta têm sido um desastre! Morro de saudades da minha pipoca! Vê-la à hora de almoço e senti-la nos meus braços só aumenta a saudade!

Os meus dias agora são uma correria constante e um contra-relógio ao minuto em que nada pode falhar. Acordo às 6:30, maminha até às 6:50, ponho-te na caminha mas a coisa raramente resulta e ficas acordada, no escuro, à espera que te vamos buscar… o pequeno almoço já fica preparado da noite anterior por isso é aquecer e comer, são 7:15, correr para a casa de banho, lavar-me e vestir-me (a roupa também já ficou pronta da noite anterior por isso é só enfiar) e são 7:35, calçar, ajudar o papá a carregar as coisas para o carro e sair a correr para o trabalho, são 7:40. Chegar ao trabalho às 8:00, sair para almoçar às 12:30, chegar a casa dos avó às 12:50, maminha das 12:55 às 13:10, almoço até às 13:25, tirar leitinho da outra mama até às 13:40, sair para o trabalho, chegar ao trabalho às 14h, sair do trabalho às 17h, chegar aos avós às 17:25, dar maminha ou não dar, chegar a casa às 18:15, brincar um bocadinho contigo, começar a preparar o jantar, jantar às 20/20:15, preparar e dar-te banho às 21h, maminha às 21:30, cama às 21:50. Ir para a cozinha preparar o pequeno almoço do dia seguinte, passar a roupa a ferro, tirar o leite congelado para o frigorífico (para levar para a avó no dia seguinte), tomar banho e já são 22:45. Sentar no sofá e adormecer por volta das 23h. Acordar e ir para a cama às 00 e qualquer coisa e recomeçar tudo de novo no dia seguinte…

Tem sido uma correria. Ando cansadíssima mas tu estás muito feliz com os avós e eu sei que estás bem. Fica super feliz de me ver à hora de almoço e ao fim do dia! Saltas para os meus braços e abraças-me muito e com muita força! Quando te vou buscar à tarde tens começado a chorar e a fazer birrinha e só te consigo acalmar na maminha, vamos ver como as coisas se vão passando…

Com calma, um dia depois do outro, nós vamos voltar à rotina e eu sei que vamos ficar bem…

sexta-feira, 26 de março de 2010

Regresso

Primeiro devia ir trabalhar a 8 de Março. Depois ligaram e devia ir trabalhar a 31 de Março. Depois tive uma reunião onde fui insultada e ofendida. Depois afinal já é para ir trabalhar na segunda feira, 29 de Março. Estamos em crise, o mercado de trabalho está complicado mas uma pessoa também só aguenta uma certa dose de ofensas e abusos... por enquanto vou levando a coisa, não sem procurar opções que me permitam ser feliz e feliz a ti, por consequência. Deviamos ficar juntinhas até ao dia 31 mas não pode ser assim... ontem chorei muito porque não me queria separar de ti. Ainda não estou preparada para deixar de te dar bom dia e receber de volta o teu sorriso e festinhas... ainda choro de vez em quando mas vejo como isso te deixa confusa a olhar para mim sem entender as lágrimas que me vez no rosto. Evito chorar ao pé de ti, o que é difícil porque me estás sempre a chamar e a pedir brincadeiras. Optei por me distrair contigo e parar com isto. Quero aproveitar ao máximo os nossos ultimos momentos de exclusividade!

Tenho vindo a tirar leitinho por isso temos um stock enorme no congelador. Tens ali leitinho para os próximos 18 anos!! Devias ficar nos avós apartir de quarta feira mas os avós decidiram ir à terra e só regressam segunda feira, não me perguntes porque é que quiseram ir mas foram, sem comentários... em princípio o papá tira o dia e fica contigo por isso só ficas nos avós apartir de terça feira. De manhã tens maminha, a meio da manhã biberon, ao almoço maminha, ao lanche biberon e até te deitares, maminha. Quis introduzir uma alteração de cada vez: deixares de estar sempre comigo, iniciares as sopas e assim gradualmente. Gostava de amamentar em exclusivo até aos seis meses mas faltam 2 semanas (quem diria?! o tempo passa num instante!!) e pensei em aproveitar o fim de semana da Páscoa, em que ficas connosco 3 dias, para o fazer com calma. Uma coisa de cada vez. Ontem começaste a beber água aos pouquinhos, do teu copinho, às colheres, do nosso copo... de início fizeste uma cara feia mas depois até gostaste e estavas sempre a pedir mais!

Vai-me custar muito, filha. Sei que me vai custar mais a mim do que a ti, quase nem vais dar pela minha falta porque os avós te vão distrair muito mas eu não vou ter distracções... só vou ter um idiota de um chefe cujo objectivo de vida é tornar miseráveis as vidas das outras pessoas... *suspiro*... até ver... sabes que tenho o pavio curto, mais dia menos dia explodo...

Amo-te cada vez mais filha! Adoro os teus sorrisos, os teus gritinhos, as tuas mãos na minha cara, as tuas brincadeiras... adoro o teu cheiro... adoro tudo em ti! Obrigada por me deixares partilhar os teus primeiros 5 meses e meio de vida!!

quarta-feira, 24 de março de 2010

Já estamos na Primavera

e o Verão está quase a chegar!!

hoje de manhã fez muito sol e um calorzinho bom, a matar as saudades da praia! perdi a cabeça, avizinham-se tempos de muita loucura com os vestidos que tenho visto e tu ficas linda linda linda de vestidinho!! mal posso esperar pelas férias de verão para irmos à praia e passear à beira mar!

Conselhos de mãe

Na segunda feira passada fui ao trabalho, reunir com os chefes. Na próxima quarta feira (de hoje a oito dias) regresso finalmente ao trabalho. A recepção foi tudo menos calorosa. Numa empresa de homens, em que a outra mulher que já é mãe, também insiste que a licença de maternidade são férias prolongadas e que cuidar de um bebé não é nada, consegui ouvir de tudo um pouco. Sinceramente? Algumas pessoas não lidam bem com a felicidade dos outros. Eu transbordo o amor que sinto por ti, a felicidade e o orgulho que sinto em ser tua mãe e no tempo precioso que passei contigo desde que nasceste. Quem não tem esta experiência não sabe avaliar o que o outro sente. Na tua vida encontrarás todo o tipo de pessoas: pessoas boas e pessoas más, pessoas que se preocupam genuinamente contigo e pessoas que se preocupam contigo apenas para to cobrarem mais tarde, pessoas que nem sequer se preocupam contigo. No final do dia o que vai contar é como tu te sentes contigo mesma, com os que mais amas e que te rodeiam.

Senti-me mesmo muito mal quando saí da empresa. Fui mal tratada, ofendida e ainda fiquei a saber que as condições de trabalho para que vou regressar não são as mesmas que deixei quando vim para casa, muito pelo contrário, serão bastante piores. Mas à saída estava o papá no telemovel, estavas tu em casa dos avós e estavam os avós e isso bastou-me. Chegar a casa e pegar-te ao colo, cheirar o teu cabelo e sentir as tuas mãos na minha cara não vou dizer que me fez esquecer o que tinha acontecido, fez-me odiá-los ainda mais, mas lembrei-me que eu tenho-te e tenho o amor de todos que me rodeiam. Eles não.

Sê fiel a ti própria. Estabelece objectivos de vida e cumpre-os ou, pelo menos, trabalha para os cumprires. Tudo o resto é um meio para atingir o fim a que te propuseste. Rodeia-te de quem te ama e faz da tua casa o teu "porto seguro" onde regressar. Sabe que, assim que entrares pelas tuas portas, te podes sentir segura, amparada e amada no fim do dia. Todas as pessoas inuteis com quem te cruzares... são meros infelizes que te vão querer destruir essas conquistas. Protege o teu lado pessoal, protege as coisas e pessoas que consideras mais importantes. Quem não contribuir para a tua felicidade e bem estar, não merece conhecer-te nem usufrir do teu tempo de vida mais do que o necessário.

Amo-te muito, filha!

sexta-feira, 19 de março de 2010

Dia do pai

Não suporto supermercados nem centros comerciais ao fim de semana. Especialmente quando está mau tempo. Não há mais para onde ir então enfia-se tudo ali dentro, para a frente e para trás, como se não houvesse amanhã, a ver as montras e a comer gelados.

Hoje fomos as duas ao supermercado. Novamente. Tu foste no kanguru e eu a empurrar o carrinho do supermercado. Adoras olhar para tudo, meteres-te com as pessoas lançando sorrisos e charme! Tudo é uma novidade! Antes do supermercado passamos pela Zara e pela H&M e até me ajudaste a escolher uma túnica espectacular! Agarraste-te logo àquela cor, que por acaso até era a que eu queria, e escolheste bem o meu tamanho e tudo! Ficaste tão satisfeita que foste a brincar com a túnica até à caixa!

As compras so supermercado eram pesadas e tivemos sorte, a senhora que nos atendeu colocou tudo dentro dos sacos e ajudou-nos muito. Mesmo assim, lá carregamos tudo o que havia para carregar...

E como o pai achou que os dias da licença de paternidade deviam de ser passados a trabalhar, em vez de os passar contigo, de acordo com o significado de "li-cen-ça-de-pa-ter-ni-da-de", a mãe ainda não conseguiu meia horinha que seja para ela desde que tu nasceste... Desde que nasceste que não nos separámos um minuto! Inicialmente tinhamos planeado que antes de eu regressar ao trabalho ia tirar pelo menos um dia para mim, para fazer massagem, limpeza de pele, tratar das unhas e do cabelo. Com os avós eu não te deixo, só mesmo quando começar a trabalhar e o papá também, lá está, achou que a verdadeira licença de paternidade devia ser passada a trabalhar. Pelo menos o cabelo eu vou ter de cortar... como, ainda não sei, mas tenho a certeza de que juntas nos havemos de safar! Como sempre, aliás, tu portas-te sempre muito bem e acompanhas-me a todo o lado, o cabeleireiro não há-de ser excepção e ainda me vais ajudar a escolher um penteado à maneira! ;o)! Mas essa é uma odisseia que fica para a semana que vem, hoje passámos a tarde a passar a ferro e a arrumar a casa. Belo dia do pai para a mãe...

PS - como ainda és pequenina, e eu não gosto nada daquelas prendas que dizem "És o melhor pai do mundo" à venda em todo o lado, telefonei à avó T. e pedi-lhe a receita de um dos pratos preferidos do papá: caril de amendoim! Fiz ontem, que a avó disse que era melhor de um dia para o outro, e acho que está um show!! É a tua prenda/surpresa para o papá ;o)!

quinta-feira, 18 de março de 2010

Hoje já repetias "mama...mama...mama" cada vez que a chuchinha caia e a querias de volta... coincidência? Ou talvez não...

terça-feira, 16 de março de 2010

Ontem foi dia de vacina. Choraste um bocadinho quando a enfermeira te deu a "pica" mas depois agarraste-te a mim e não choraste mais, até porque a seguir foi hora da maminha. Eu é que fiquei tão atarantada que saí do hospital sem pagar a vacina... sem comentários...tenho a certeza de que a conta está lá à minha espera na próxima consulta e vacina...

Ontem não tiveste reacção mas hoje, agora ao fim da tarde, começaste a ficar muito murchinha. Não é nada teu, andas sempre toda eléctrica e toda gargalhadas, nem sorrisos nem confianças, olhavas para mim com os olhos muito grandes e só fazias "uuuuu". Febre não tinhas. Banho, vitaminas, benuron, maminha, cama. Vamos ver como passas a noite. Pode ser reacção à vacina, podem ser os dentinhos a rebentar, ontem pareceu-me ver as gengivas de baixo um bocadinho mais brancas e rijas do que o costume...como estás sempre a bolsar nunca consigo perceber se salivas mais ou menos :s...

Ah! Esqueci-me de dizer! Desde a semana passada que já olhas para nós quando te chamamos pelo nome ;o)!

segunda-feira, 15 de março de 2010

Aventura maior

Esta é a maior aventura da minha vida.

Cada dia é uma descoberta de ti e de mim mesma como mulher, como eu, como mãe. Desde que o teste deu positivo há mais de um ano que passei por um turbilhão de emoções, centradas sempre em ti. A minha vida nunca mais foi a mesma. A gravidez foi serena, calma, descontraída, sempre com o pensamento de que a minha calma seria a tua calma, a minha alegria e descanso, teus também. Desde que nasceste já passei por momentos de grande solidão, tristeza, angustia, cansaço... mas olhar para ti releva tudo isso para um outro plano tão distante que perde toda e qualquer importância.

Às vezes entro no teu quarto e lembro-me das noites em que as lágrimas me corriam pelo rosto só de lá entrar... as noites eram duras, muito duras... estava sózinha contigo no quarto, acordava de 2 em 2 horas para tratar de ti, não dormia, não descansava e estava sózinha, precisava de apoio... e só conseguia olhar para ti, deitada na minha ou na tua caminha, a dormir ou a chorar de fome e eu tão cansada que só queria dormir um pouco...

Aos poucos começaste a regular as tuas noites e deixaste-me dormir. Aos poucos começaste a regular os dias e as horas e a brincar, a ser cada vez mais a menina da mamã e do papá.

Adoro que estejas a brincar, páres, olhes para mim, dês um daqueles sorrisos enormes e voltes a brincar! Adoro que me puxes os cabelos sempre que estou perto de ti! Adoro que enterres a cara no meu pescoço e respires fundo! Adoro cada momento que passo contigo, os momentos em que olhas para mim, fundo no fundo dos meus olhos e me digas tantas coisas mesmo sem ainda saber falar!

Adoro olhar-te de volta e repetir baixinho muitas vezes "Amo-te tanto minha filha!"
Ontem começaste a rir-te para o espelho do elevador! :D! Estavas no kanguru comigo, virada de frente para o espelho e eu faço sempre umas brincadeiras, danço contigo e faço caretas enquanto descemos para a rua, ontem, pela primeira vez, olhaste para o espelho, para mim, para ti e começaste a rir! E desde ontem, cada vez que vês o teu reflexo no espelho, nas portas dos prédios ou nas janelas dos carros estacionados, mandas um daqueles sorrisos enormes e sem dentes de volta para o reflexo!!

sexta-feira, 12 de março de 2010

5 meses

O tempo passa realmente a correr: já fizeste 5 meses. Há 5 meses que és a luz dos meus dias e de algumas noites :p! Estás cada vez mais esperta, muito atenta a tudo o que te rodeia e cada dia inventas uma brincadeira nova! Já não páras quieta ao colo, rodas para todo o lado pela cintura, os olhos não páram, a cabeça só gira em 180º: és uma curiosa nata! Os sons que emites são cada vez mais complexos mas uma coisa é certa, quando a vida não te corre bem e te sentes contrariada, o único som que emites é "mamamamamamamamaaaaaaaaaaa"! Continuas apenas com a maminha, apesar de toda a santa gentinha que eu conheço dizer que sou doida, que já te devia estar a dar papas e sopas, ao que eu pergunto e porque não dar já feijoada e cozido à portuguesa? Aparentemente toda a gente acha que é um fardo andar tão dependente de ti. Estranho... não és tu que andas dependente de mim? Da minha maminha?... Enfim. Digam o que disserem, não é fardo nenhum para mim nem para ti. Adoras a hora da maminha, estás a crescer a olhos vistos e eu adoro ter-te juntinha a mim a dar e a receber miminhos! Já vais brincando com alguns bonecos mas os teus bonecos preferidos ainda são a mãe e o pai :p!

Há cerca de um mês apareceram-me eczemas nas mãos e nos mamilos. Tenho de pôr cremes mas mesmo assim nem uns nem outros têm melhorado. Ontem fui a dermatologia e à vontade da médica já saías do gabinete com a papa pela boca abaixo, dada a minha insistência em manter a maminha, saí de lá com mais cremes hidratantes, um corticóide para as mãos ("não seja maluca minha senhora, os corticóides nas mãos têm uma absorção mínima, não vão fazer mal nenhum à criança!") e a garantia que se daqui a um mês isto não melhorar tenho de lá voltar. Explicar a uma pessoa que no fim dos 6 meses de amamentação exclusiva se introduzem as papas e as sopas de forma gradual mas que a mama continua a ser importante, tem parecido algo complicado... aparentemente acham que ao fim dos seis meses TUMBA NO MARRECO! passas a comer de tudo e mais alguma coisa e acabou-se o bem bom da maminha! Prefiro dizer, sim senhora, vou fazer exactamente como diz... e a coisa fica rematada por ali mesmo.

Como vou trabalhar no fim do mês temos passado algum tempo em casa dos avós, para te ires habituando a eles e eles a ti. Tem corrido bem, já não choramingas tanto, já vais dando umas porradas na cara da avó (ela diz que são festinhas mas eu bem vejo a força com que puxas a mão atrás...) e uns puxões nas bochechas do avô. O biberon, finalmente, e graças a todos os anjinhos dos bebés, já é dado pela avó sem problemas nenhuns. A medida certa de leitinho são os 180 ml que botas abaixo em menos de 10 minutos. Ah valente!! As outras medidas de leite materno que tenho congelado (a gaveta da arca já não aguenta tanto saquinho, ou lhes começo a dar vazão ou começo, discretamente, a ocupar outras gavetas) vão ficar para fazer as papinhas. Como a amiga da mamã trabalha numa marca muito conhecida de papinhas, consegue-as a preços muito mais em conta (tipo menos de metade!!) e por isso vamos encomendar-lhe 3 ou 4 sabores para ir variando e não ser sempre a mesma coisa. Já que tens de comer papa todos os dias, ao menos que tenha sabores diferentes! Ainda tenho de ver bem porque parece que alguns sabores ajudam a soltar o intestino e afins... tenho de ver.

Aproveitei para escrever isto tudo porque estás a dormir, caso contrário nem uma frase eu tinha conseguido escrever até ao fim!

Filha, não me canso de te repetir ao ouvido o quanto te amo! Fazes cada vez mais parte da minha vida e não consigo imaginar um único segunda sem a tua existência no meu dia! Amo-te cada vez mais!

quarta-feira, 3 de março de 2010

Biberons ou a ausência deles...

Depois de quase 5 meses a amamentar em exclusivo, está a chegar o dia em que vou regressar ao trabalho. Ontem devia ter-te deixado em casa dos avós de manhã e ir dar uma volta mas não consegui deixar-te sozinha por isso fiquei "escondida" na sala enquanto os avós andaram contigo pela casa. Levei leite congelado e ensinei a avó a aquece-lo para to dar no biberon. Novidade: choraste que te descabelaste porque não querias o biberon... tivemos de deitar o leitinho fora e eu tive de sacar da mamoca.

A minha preocupação era que não te desses bem com os avós, essa foi ultrapassada porque só brincaste e riste com eles. A minha preocupação passou a ser que não comesses.

Hoje o pai chegou a casa mais cedo e resolveu tentar ele dar-te o biberon. Esquece. Nem o biberon da Tommy Tipee, nem o biberon da Chicco, até tentamos o copinho para os mais crescidos mas népia... só choravas choravas choravas e não querias beber nada. Ultimo recurso: dar-te o leitinho à colher. Até ao momento parece estar a resultar, até olhas para o lado para ver quando chega a colher com o leitinho. O pai entretanto já intercalou com o biberon, bebeste bem uns 3 ou 4 golos mas voltaste a chorar e ele teve de regressar à colherinha....

*suspiro*...

Temos um mês para te habituar ao biberon com o meu leitinho que entretanto continuo a tirar...

*update - alternando entre biberon e colherinha... E A MINHA MAMINHA QUE ESTÁ MESMO AQUI AO LADOOOOOOOOOOOOO!!!!! *choros e lágrimas*!!!!

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

As avarias do papá...

O papá gosta de te dar o banhinho à noite. Chega do trabalho, brinca contigo, jantamos e no fim do nosso jantar vamos para o teu quarto, brincamos mais um bocado e começamos a preparar o teu banho. Uma das brincadeiras que o papá gosta de fazer é deitar-te de barriga para baixo, para ganhares força nas costas e ajudar-te a rolar para um lado e para o outro. Divertem-se os dois porque tu também gostas destas maluqueiras. Ontem, a mamã ficou na sala na internet e o papá foi para o quarto preparar tudo sózinho. No teu quarto está a tua caminha de grades e ao lado o sofá-cama onde temos dormido desde que nasceste e é aí que o papá brinca de barrigas contigo. A brincadeira foi tanta ou tão pouca que quando cheguei ao quarto reparei numa mancha grande em cima do edredon da nossa cama... "o que é... isto?..." perguntei eu, "ah... tu queres ver?..." responde o papá...

Como é óóóóbvio, o papá resolveu ser criativo e como tu gostas de estar toda despida na galhofa, ele resolveu deitar-te de barriga para baixo, para fazeres força com a barriga e a coluna, SEM FRALDA. A criatividade do papá compensou em grande e o xixi que fizeste atravessou edredon, lençóis e colchão. Remédio santo. Houve sermão, pois claro que houve, que o papá quando está contigo também não pensa e acabou com ele a lavar o colchão, a tirar tudo do sofá cama e a preparar a cama do nosso quarto. Para piorar a situação, como o colchão estava mesmo muito molhado e não dava para dormir nele, tivemos de ir dormir ao nosso quarto. Odiei! Não estava preparada para te deixar a dormir sozinha no teu quarto tão cedo!! Mas pronto... Como as chamadas telefonicas entre os nossos telemoveis não se pagam, o telemovel do papá ficou na tua caminha, ligado para o meu, que ficou na cabeceira da nossa cama em alta voz. Até te ouviamos chuchar na chuchinha, tanta era a força com que puxavas!! Parece que o meu primeiro "cordão umbilical" foi cortado... se tudo correr bem passas a dormir sozinha no teu quarto. Custou-me demais mas algum dia tinha de ser...adormeci de cansaço e preocupação na noite passada... estás a ficar uma menina tão grande...

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Coragem e passeios

dei por mim a abster-me de fazer dezenas de coisas...

hoje de manhã devia ter ido a um encontro de amamentação e não fui. meti na cabeça que por algum motivo não conseguia ir, que te ias portar mal (ou seja, começar a chorar) ou que não ia ser possivel ir contigo. a um en-con-tro-de-a-ma-men-ta-ção. sem comentários.

depois da maminha das 11h vesti-te, vesti-me, coloquei-te no canguru e fomos passear no bairro e no parquinho. voltamos a tempo do almoço e da maminha do almoço. ovo contigo e fomos andar para o parque das nações. mai nada. sorte a minha que hoje esteve um tempo fantástico!

mas fiquei a pensar no assunto e realmente é complicado...comecei a pensar nas dezenas de coisas que não podrei fazer contigo, no sentido de não te poder levar comigo. porquê?! os bebés criam distração, é verdade mas mesmo assim... o simples facto de ter de me inibir de te levar a algum sitio por não saber se podes entrar, por saber que não podes entrar... formações, por exemplo, agora que tenho tempo livre podia fazer tanta coisa! mas não te vou deixar com ninguém, os avós nem estão cá, ao mesmo tempo também não gostava de me separar de ti mas também não te posso levar...

porque é que o planeta não é mais "baby friendly"?...

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Alimentação

depois de muito pesquisar, tomei a decisão consciente de amamentar em exclusivo até aos 6 meses.

o problema inicial seria o regresso ao trabalho mas as chefias facilitaram-me a decisão obrigando-me a juntar os dias de férias em atraso à minha licença, pelo que vou ficar em casa até uma semana antes dos 6 meses. de qualquer maneira andava já há bastante tempo a tirar leite com a bomba e a congelar pelo que o regresso ao trabalho seria mais ou menos colmatado. acho até que á tinha escrito aqui qualquer coisa a respeito da rotina que pretendia manter.

de qualquer maneira, e por tudo o que tenho lido, tenho noção perfeita de que a amamentação exclusiva até aos 6 meses é um conceito que não está de todo enraizado na maioria das cabeças. continua a achar-se que as papas se introduzem aos 4 meses e fim de discussão. o nosso proprio pediatra achou isso. se foi por uma questão de facilitar o meu regresso ao trabalho ou porque é assim mesmo que ele pensa, aconselhou a introdução de papas, sopas e fruta apartir dos 4 meses. não quis discutir com ele, ele já me acha hippie suficiente, pelo que assim que cheguei a casa fiz questão de continuar a pesquisar tudo o que me chegou às mãos via abençoada net sobre amamentação. sosseguei as minhas crenças com os escritos da organização mundial de saúde que dizem sim senhor, é o caminho mais saudável desde que a criança aumente de peso e cresça bem.

como o pediatra indicou outro caminho, estou nisto por conta própria.

decidi manter a amamentação e controlar a evolução do peso da bebé eu mesma, na farmácia.

hoje fui pesá-la. e porque é que a está a pesar? expliquei. escândalo. fim do mundo. bomba atómica. é o maior erro que a senhora vai fazer! a criança vai ficar desnutrida! que horror! não faça isso!

mas... a senhora tem noção de que estas são as recomendações da organização mundial de saude?... como em "muuuuuuuunnnnddiiiiiiiiiiiiiaaaaaaaaaaal"?... deixe-me adivinhar, vocês aqui vendem papas para bebés, não vendem? ah... já percebi porque é que a associação nacional dos farmaceuticos diz que é vital para o ser humano que comece a comer papas aos 4 meses...

esta conversa disse-me muito a respeito das nossas farmácias e das formações que os farmaceuticos têm. fiquei cheia de vontade de voltar a confiar nos conselhos "saudáveis" que me dão na farmácia. pelos vistos mais não são do que um "compre aqui que é melhor".

foi a primeira vez que fui confrontada de forma tão agressiva por alguém, quando mencionei o assunto. venho a aperceber-me que o melhor mesmo é ficar calada e dizer que sim, estou a seguir as indicações do pediatra, se ele disse assim por algum motivo é...já bem basta ser mãe de primeira viagem e ter algumas indecisões sobre se estarei a fazer o melhor para a minha filha, não preciso deste tipo de reacções! toda a gente tem direito a ter opinião e até agradeço que partilhem as opiniões comigo! tudo são ideias, pontos de vista e experiências. retiro delas o que mais me convier, naturalmente. dispenso agressividades e confrontos dizendo-me directamente que estou a fazer errado apenas porque sim! é que infelizmente a única justificação que ela me deu para lhe dar as papas apartir dos 4 meses foi "é o que a associação dos farmaceuticos diz para fazermos". boa.

associação dos farmaceuticos?... morre longe, tá?...

4 meses

parabéns filha!

faz hoje 4 meses que encheste as nossas vidas de amor!!

hoje acordaste à hora do costume para a maminha mas não quiseste voltar a dormir, estavas cheia de energia e quiseste brincar um bocadinho. claro que a brincadeira só demorou uma hora porque a seguir ficaste bem molinha e quiseste fazer logo o teu ó-ó da manhã! agora estás aqui, mesmo ao meu ladinho, a dormir... linda!!

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Hoje viraste-te sozinha pela primeira vez!!

Estavamos a preparar o teu banho, tu a brincar no trocador, em cima da cama. Antes de ires para a banheira o papá vira-te sempre de barriga para baixo para exercitares as costas. Desta vez começaste a dar o jeito do lado direito... mas como o trocador tem rolinhos de segurança dos lados, não ias a lado nenhum! Decidimos pôr a mantinha em cima da cama e deitar-te lá, de barriga para baixo. Nem dois minutos! Deste o jeitinho com o braço direito e upa! rolaste sobre a tua direita! Espera... pode ter sido sorte... vamos fazer outra vez! Upa! Novamente a rolar! E mais uma vez e mais uma vez! E tu gostaste tanto que só rias!
Estás tão crescida!

- Desde Sábado que já agarras na chucha com os deditos, puxas para fora da boca, olhas para a chucha e voltas a pôr a chucha na boca!
- Já fazes muitas forças para te levantares e sentares;
- Já achas piadas à brincadeira das "turras" e do "tété" (=tapar a cara com a fralda, descobrir a cara e dizer "tétéééééé!!!";
- Já quase não bolsas!!! Eu e a máquina de lavar agradecemos!!
- "falas" cada vez mais;
- Gostas que coloquemos a cara junto à tua e fazes muitas festinhas, agarras-nos o nariz...
- Hoje descobri que tens cócegas debaixo dos braços!!! És tal e qual a mamã!

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

adoro quando estás a dormir, agitas os braços e a cabeça para acordar, entreabres os olhos, olhas para mim, respiras fundo e voltas a adormecer em segurança... isso é confiança ;o)!

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Mudança

Faz hoje precisamente um ano que as nossas vidas mudaram para sempre.

O teste veio positivo!

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Como consequência das minhas alterações intestinais, e creio que pelo facto de nada do que eu comi na sexta feira ter sido absorvido e de a comida de sábado ter sido pouca ou nenhuma, os horários da menina alteraram-se todos...

Uma menina que dormia a noite inteira desde os 2 meses e meio, acorda agora uma a duas vezes por noite...

Vamos ver se é para se manter. Agora que estou prestes a voltar ao trabalho e que dava jeito que ela dormisse a noite inteira, é que resolve dar a volta às coisas... :o(... o papá nem mexe a pestana! Caramba... a vida das mulheres muda todinha com o nascimento de um filho... a vida dos homens... não.

Um ano

Faz hoje um ano que decidimos "amanhã vamos comprar o teste de gravidez".

As mamas estavam absurdamente inchadas; muitas tonturas e flashes de luz quando me baixava (não podia ir à casa de banho sem me apoiar nas paredes); vontade anormal de comer codornizes guizadas ou fritas e alheiras (de tal forma enjoei as alheiras que não lhes voltei a tocar)... além disso o periodo devia vir "hoje" e não veio. A mãe controlava os ciclos mentruais há mais de um ano por isso quando "a coisa" não corria" de acordo com o plano, sabia logo que algo se passava.

Mal sabíamos nós...

sábado, 30 de janeiro de 2010

Precalço

Ontem ao fim do dia comecei a passar mal. Muito mal. Cólicas violentas que quase me impediam de permanecer na vertical, só conseguia controlar a dor mantendo-me em posição fetal e suspendendo a respiração. Um episódio de diarreia violenta que me deixou fisicamente debilitada. A única coisa em que pensava era em ter cuidados para não afectar o teu leitinho. A única coisa que consegui comer foi um caldo de arroz que o pai fez e beber muita água, chá e soro caseiro (que o pai também fez) que não passa de água, uma medida de sal e duas de açucar mas que fazem bem o seu papel hidratante. Não dormi nada. De hora a hora acordava com dores nas costas e no peito, sempre a sentir a mama direita à procura dos caroços de leite que se formam durante a noite. De manhã quando te fui dar a maminha já não aguentava de tão cheias que estavam e de tantas dores que tinha!

Ainda me sinto muito fraca e felizmente hoje é Sábado e o papá está em casa para me ajudar, caso contrário não sei como faria... mal te consigo pegar ao colo! Já como um pouco mais, ontem não consegui jantar. O truque, por tudo o que lemos na internet é não desidratar. O teu leitinho parece continuar bom e forte e até ao momento não o recusaste nem pediste mais vezes do que o habitual pelo que acredito que te esteja normal ao paladar. Por segurança hoje de manhã não tirei leite com a bomba. Sentia-me tão fraca que tive receio de comprometer a produção normal do leite e não quis arriscar.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Com a data de regresso ao trabalho a aproximar-se tenho vindo a procurar informação sobre a melhor maneira de manter a alimentação exclusivamente com leite materno pelo menos durante mais um mês, até completares os 6 meses. De acordo com a Organização Mundial de Saúde a alimentação exclusiva com leite materno deverá manter-se, se possível, até aos 6 meses. Felizmente estamos a dar-nos bem com a maminha por isso pretendo manter o meu leitinho o máximo de tempo possível.

A informação disponível e concreta é pouca e nenhuma e a única coisa que abunda é a publicidade a workshops de amamentação:regresso ao trabalho.

Vou reunir aqui, em partes, à medida que a fôr encntrando, informação que considero importante reter para regressar ao trabalho aos 5 meses, tentar manter a alimentação exclusiva com leite materno até aos 6 meses e depois manter a amamentação durante mais algum tempo como complemento à alimentação normal.

- cada mama demora 1h30m a encher;
- tiro leite de manhã, da mama que não mamas e à noite, da mama que não mamaste, depois do banho (os jactos de água quente do banho ajudam o leite a fluir melhor). Mesmo assim, de manhã consigo tirar mais de 125 ml e à noite só consigo cerca de 60 ml.
- extrair leite em periodos pequenos, o reflexo de ocitocina só dura cerca de 7-10 minutos, pelo que ao fim deste tempo, é preferivel fazer uma pausa e retomar um pouco mais tarde;
- Se houver a possibilidade, fazer uma massagem nas costas, antes de iniciar a extracção;
- se o bebé mama de 1 mama em cada mamada, pode-se aproveitar o reflexo de ocitocina e extrair da outra mama (se conseguir, ao mesmo tempo que a bebé mama)
- Se o bebé mama das 2 mamas em cada mamada, pode extrair ao fim de cada mamada (ao fim de algumas tentativas o organismo entende que tem que aumentar a produção de leite)
- Pode criar uma mamada fictícia (todos os dias à mesma hora)
- Tente retirar o leite mais ao final do dia, ou mesmo de noite, pois a prolactina estará mais activa por essa altura, rentabilizando a extracção.
- Panos quintinhos nas mamocas antes de cada extracção.

Agora uma citaçãozinha:

"Relativamente a sentir as mamocas mais moles... pois é normal, mas isso n~ºao significa necessáriamente uma baixa produção de leite... significa apenas que as mamocas se habituaram ao ritmo de produção de leite e produzem para que a bebé mame... temos que dar ao organismo pistas para que ele entenda que tem que produzir mais leite...

Se puder, aumente o numero de mamadas por dia... isso fará com que aumente a produção de leite e aproveita para dar mais alimento à piolhita...
Não substitua o LM por refeições... ou seja... mesmo que introduza a sopa ou papa, pode e deve dar de mamar antes de cada refeição dessas...

As orientações da OMS para a introdução da alimentação complementar fala em introduzir apenas umas colheres de sopa ou papa... não é para subsituir a mamada...
Se substituir, estará a dizer ao organismo que pode produzir menos leite, o que é exactamente o contrário do que se pretende...

Lembrem-se... a amamentação funciona como a lei da oferta e da procura... quanto mais a bebé mama, masi leite vai produzir...

Pode juntar várias extracções no mesmo recipiente..."
teclo com uma mão apenas porque estás na esperguiçadeira e não me largas a outra mão. temos ambas apenas a mão direita livre. tu brincas com os bonecos da esperguiçadeira e eu teclo. estás com muito soninho mas não quebras, só queres é brincadeira e conversa com a mamã. olhas para mim muito séria e quando olho para ti com um sorriso devolves-me o maior e mais lindo sorriso do mundo!

amo-te filha!

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Ontem foi um dia doido aqui em casa.

Como estás habituada a estar só comigo, quando temos mais gente em casa ficas agitada e pouco risonha. Ontem vieram cá a casa dois casais amigos e a avó. Cada casal tinha um filho, um menino de 6 anos e uma menina de quase 2 anos. O menino de 6 anos já está habituado a conviver connosco e apesar de muito reguila sempre conheceu os limites. A menina veio aqui a casa pela primeira vez e portou-se mesmo muito mal. Quando há mais crianças à tua volta, tenho a tendência para me armar em mãe ursa e funcionar como parede de protecção à tua volta. As crianças não fazem por mal e com tanta vontade de brincar contigo e dar miminhos, às vezes podem magoar-te sem querer. O papá ainda não está muito habituado e acha que exagero mas depois de assistir a algumas cenas que a mamã já evitou, começa a dar-me razão.

Ontem a menina portou-se mesmo mal e a determinada altura eu estava tão stressada por ter de andar sempre atrás dela para evitar que andasse em cima dos móveis, a saltar no sofá e coisas do género, que tu também começaste a ficar com birrinha. Peguei em ti ao colo e fomos as duas para o teu quarto. Precisavamos acalmar as duas. Dei-te maminha e já mais calmas regressamos à cozinha. Quando chegámos... o verdadeiro pandemónio... a menina derramou o óleo do queimador em cima do teu parquinho, da coberta do sofá e do sofá... a mamã ia chorando! Fiquei furiosa por os pais da outra menina não lhe darem a arenção devida para previnir estas coisas!

Eu sei que quando cresceres vais querer brincar e mexer nas coisas. Sei que vais ser uma menina muito curiosa e brincalhona. Também sei que eu e o papá vamos ser muito rígidos com a tua educação e acima de tudo vamos estar sempre contigo para garantir que não te portas mal. Vais ficar chateada connosco muitas vezes, não vais gostar de muitas das coisas que vamos fazer ou dizer mas tudo o que fizermos vai ser para te educar da melhor maneira que soubermos e de acordo com os nossos principios.

Acima de tudo amamos-te cada dia mais!

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Hoje tive a brilhante ideia de colar a minha cara à tua para lhe mexeres com as tuas mãos... Já agarras com força tudo o que apanhas e também arranhas com força tudo o que apanhas... moral da história: parece que fui atacada por um gato selvagem... Achaste imensa piada à minha cara, brincaste com o nariz, a boca e as bochechas e os gestos que tu fazias na minha cara eu fazia na tua (versão sem unhas, naturalmente...) tu permaneces linda e maravilhosa e eu estou toda arranhada.

Gostas de cantar comigo. Se canto o "atirei o pau ao gato" ou "a minha machadinha", enquanto canto vais fazendo "eeeeeehhhhhh-eeeeeeehhhhhhhhh" e dando gritinhos; quando páro de cantar dás um daqueles sorrisos enormes!

Estás a ficar tão crescida... e eu já a pensar num mano ou numa mana para ti...*suspiro*...

domingo, 10 de janeiro de 2010

3 meses

E de repente... 3 meses já passaram.

Estás tão crescida que já mal há recordações de como eras quando nasceste...

Já palras muito, já brincas sozinha, já dormes noites inteiras, brincas com bolinhas de cuspo na boca enquanto chuchas no lábio inferior :D! Hoje começaste a brincar com os teus brinquedos segurando-os com ambas as mãos. Olhas para mim e para o papá com o ar mais apaixonado do mundo e quando te sorrimos retribuis com um sorriso mais doce do que o mel!

Estamos cada dia mais apaixonados por ti!

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Ontem - birra o dia todo, banho às 21:30, maminha às 22, cama às 22:20, birra até às 23, mais 5 minutos de maminha para acalmar, adormeceu às 23:30, acordou esta manhã às 8h.

Hoje - acordou às 12h, troquei fralda, mamou com as pernocas ao sol, troquei fralda a abarrotar de cocó, troquei body cheio de cocó (porque saiu da fralda em grande jacto), troquei novamente body porque assim que se viu vestida bolsou tudo e mais umas trutas, esperguiçadeira porque a mãe às vezes também almoça, ovinho, carro, adormeceu, IKEA, estreia do kanguro que a avó ofereceu, algumas rabujices mas no geral estava a gostar, perto da caixa, a mãe carregada com ela, com a mala, uma caixa para guardar a roupa que já não serve , cabides para ela e para a mãe, o berreiro do século... não faço ideia do que o desencadeou, não faço ideia do que acalma uma coisa cuja origem se desconhece; no meio disto tudo ainda me liga a gaja da cellulem block que quer porque quer oferecer-me um tratamento que eu NÃO QUERO, NÃO ME INTERESSA e NÃO QUERO SABER! no meio disto tudo ainda tive de ser educada porque a menina não entendeu nem à terceira o significado de "não estou interessada, não quero marcar nada e estou ocupada"; deixei tudo perto das caixas, peguei nela aos berros e regressei ao carro (continua aos berros...), chego ao carro, ponho-a no ovinho, liga-me o administrador da empresa... porque vai haver uma formação de dois dias inteiros e eu devia estar presente, "posso levar a miuda? sabe que ela ainda está exclusivamente à mama" "ah para ela ia ser chato" "e para mim não ia ser chato, não?... ó eng. voce tem duas filhas, não sabe que para um bebé estar aqui ou na china é igual ao litro?! vou ver e depois digo-lhe alguma coisa"; o dia está lindo, um frio e um vento do caraças mas lindo, não posso ir já para casa (no meio disto tudo adormeceu...), ligo à avó "não posso, estou de viagem", ok, ligo aos avós "não podemos, estamos às compras não sei onde e mais não sei o quê" e na minha cabecinha só se forma uma palavrinha, composta por quatro letras, um hifen e mais duas letras mas como isto é um blog de bebés não se pode escrever essa palavrinha... chego a casa, acorda, troco a fralda, entre tira a fralda velha, põe a nova, xixi no trocador...

Juro que há muito tempo que não chorava tanto.

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Natal, Passagem de Ano e picas pelo meio

O teu primeiro Natal já passou. Cá em casa estivémos nós, a tia Carla, o tio Quito, a avó Telma, o tio Mário, a tia Paula e os primos Miguel e André. A avó Zé e o avô Amândio constiparam-se muito nessa semana e estavam tão doentes que preferiram não vir aqui a casa para não te pegar a constipação. O jantar foi super animado mas a melhor parte foram mesmo as prendas! Por volta das 23h o papá deu-te o banhinho, a mamã a maminha e às 23:30, mais coisa menos coisa, estavas na caminha de tão cansada que estavas! Só viste as tuas prendinhas no dia 25, de manhã. Foste uma mimada pela familia e amigos! Deixa ver se me lembro das prendinhas todas que recebeste... uma câmara de filmar, para filmarmos as tuas brincadeiras e o teu crescimento; um fio e brincos de ouro; um quispo rosa com pelinho no capuz; um gorro da Hello Kitty (esse é grandinho, fica para quando fores mais crescida); uma camisola e calças; umas patufas com caras de monstro; um ursinho cor de rosa; um livro para pormos fotografias tuas e escrevermos os marcos do teu crescimento; um ginásio de actividades e dinheiro. Acho que não me esqueci de nada!...

Comidinhas, deixa cá ver o que é que papaste no teu leitinho a meio da noite... Ah! Foi bacalhau desfiado, no forno, em azeite e alho, com migas de broa com couve e puré de batata. Também havia puré de grão mas como o grão te faz mal à barriguinha, eu não como. Aliás, não como muita coisa porque te pode fazer mal: leite e lacticínios, leguminosas, pimento, alcoól, chocolate, café. O que me faz mais falta é o café, às vezes sinto o cheirinho do café e fico mesmo cheia de saudades! Quando estavas na minha barriguinha já só bebia um descafeínado por dia e mesmo assim... Mas continuando, ainda havia sapateira, pimentos padrão (que o papá fez), tâmaras com presunto, chamussas com e sem picante (também não posso comer muito picante por causa do sabor do leitinho) e doces! Muitos doces! Acho que comeste um bocadinho de cada coisa, no teu leitinho da noite! ;o)!

Na segunda feira (28 de Dezembro) fomos às picas contigo, as vacinas do 2º mês. Levaste uma em cada perna. Acordámos muito cedo e às 8:15 já estavamos no centro de saúde. Mesmo assim já estavam algumas pessoas à nossa frente e tivámos de esperar um bocado! Nem acordaste quando te tirámos da caminha para o ovo e ainda estavas a dormir quando te chamaram para as picas. Tivémos de te acordar um bocadinho para não que não acordasses com medo e em sobressalto quando fosses picada. Claro que acordaste com um gande sorriso, como já é costume! :D! Dei-te a mão, para não teres medo e a enfermeira deu-te a primeira vacina. Abriste muito os olhos e olhaste para mim surpreendida! Mas não choraste! Depois a enfermeira deu a segunda vacina, na outra perna e aí sim, voltaste a abrir muito os olhos e choraste um bocadinho. Eu estava sempre a dizer-te "a mamã está aqui, a mamã está aqui, já passou" e acalmaste um bocadinho, sempre a agarrar na minha mão com toda a força e a fazer beicinho. Ganhaste dois pensos e muitos miminhos. Devíamos ter esperado meia hora no centro de saúde, para despistar reacções às vacinas mas optámos por ir antes para o carro, que estava estacionado ali perto, dar-te a maminha e acalmar-te, mais quentinho e conhecido para ti. Dia 28 era o dia em que os saldos começavam por isso armámo-nos de termómetro e xarope benuron para te ir tirando a febre a cada mamada. Estivémos fora de casa o dia quase todo e portaste-te muito bem, dormiste muito, não choraste quase nada e não fizeste febre. à noite, por volta das 23h começaste a ficar muito rabugenta. De início pensei que fosse da fomita, para mais maminha mas ainda faltava algum tempo por isso medimos-te a febre. Sim, estavas com pouco mais de 38º por isso demos-te uma colher de xarope. O xarope deve de ser super docinho porque tomaste a dose todinha e nem reclamaste! Logo a seguir dei-te a maminha e adormeceste de cansaço novamente. Dormiste a noite toda e não voltaste a fazer febre nem nada.

Ontem foi a passagem de ano. Fomos jantar a casa dos amigos do pai. Estava lá muita gente que te deu muitos miminhos. Chegámos por volta das 20:30 e estiveste nabrincadeira até às 21:55, quando começaste a pedir maminha e a ficar rabugenta do sono. Por volta das 23 horas já estavas a dormir e só acordaste às 3h da manhã quando te tirámos da esperguiçadeira para o ovo, para voltarmos a casa. Às 4h, entre o vo e a cama, troquei a fralda, dei maminha e adormeceste até às 10h desta manhã! Passaste o teu primeiro ano a dormir mas à meia noite em ponto estava ao pé de ti para te dar um beijinho na bochecha linda! Adoro-te filha e não existe no mundo outra pessoa com quem eu preferisse passar o ano!