*ufa*! Finalmente consegui um bocadinho de tempo para vir aqui escrever! Não me tens dado descanso ;o)! Agora estás na esperguiçadeira a sonecar mas já estás a fazer barulhinhos... Acabaste de mamar e estás muito sonolenta mas... nunca se sabe!!
Então, novidades! Desde que nasceste ainda só escrevi o relato do teu parto, mesmo assim demorei três dias a concluí-lo!
Por partes!
Com 4 dias de vida fomos contigo para as urgências do hospital Amadora-Sintra. Serviu-nos de emenda, nunca mais lá vamos voltar mas enfim. O que aconteceu? Quando nasceste, meia hora depois estavas já na maminha da mamã. A enfermeira que te levou à mamã foi a mesma que me extraiu o colostro da mama direita. Infelizmente ela apertou com muita força e o mamilo gretou logo, com as tuas mamadas, fez ferida. Quando mamavas, mamavas também sangue da minha ferida. Eu sei que parece horrível e nojento mas é mesmo assim e estas coisas acontecem. Aos 4 dias começaste a bolsar...sangue...vermelho vivo. Pais de primeira viagem e porque o seguro morreu de velho, ligamos para o saude 24 e fomos aconselhados a ir ao hospital. Claro que tudo não passou de um susto! Estavas optima e muito mamona! Voltamos para casa, compramos uma bomba de extracção manual e desde essa noite ao dia seguinte só mamaste da maminha esquerda que estava boa. Eu andei a aplicar um creme para as gretas do mamilo. No dia seguinte ligaram-me do gabinete de acompanhamento de grávidas do Hospital da Estefânea. Nem sabia que isso existia! A enfermeira que telefonou foi fantástica! Este uma hora e meia ao telefone comigo. Tirou-me imensas duvidas de amamentação e relativamente aos meus pontos da episiotomia.
As primeiras duas semanas foram muito complicadas. Na primeira semana o papá esteve em casa e ajudou muito. Na segunda semana foi trabalhar e eu fiquei sozinha contigo. Sem ajuda de ninguém e sózinhas o dia todo, eu não podia sair de casa porque ainda não tinha mobilidade, comecei a dar em doida. As hormonas deram comigo em maluca! Chorei segunda, terça e quarta feira. Quinta feira achei que tinha de fazer qualquer coisa, depois de chorares com birra durante sei lá quanto tempo, pus-te no sling e fomos as duas dar uma volta no bairrinho. Sexta feira o pai discutiu imenso comigo e obrigou-me a sair de casa para ir cortar o cabelo! Dei-te de mamar, coloquei-te no ovinho, saimos a correr, fomos ao Dolce Vita Tejo, cortei o cabelo e regressei: record de uma hora! Nem acordaste!! E eu senti-me optima!!
Na terceira semana o papá ficou em casa. Durante essa semana os meus pontos da episiotomia ficaram bem melhores e quase deixei de ter necessidade de usar a almofadinha em donut que a vizinha de baixo emprestou (santa mulher!!! foi a melhor coisa que alguém me emprestou!!!). Esses foram os meus maiores problemas: os pontos da episiotomia e as hemorroidas. Durante quase duas semanas tinha dores, não me podia sentar direita, não podia dar de mamar como deve de ser, andava cheia de dores de costas e ir à casa de banho era um suplicio. As hemorroidas continuam saidas, um pouco menos mas continuam saidas. Os pontos estão optimos! Já me sento à vontade e tudo! Ainda hoje me lavo duas vezes com Oleoban e duas vezes com Betadine espuma vaginal, para garantir que fico limpinha e desinfectada. Dia 26 tenho consulta com a médica, só depois de ela ver é que tenho a certeza que tudo estará bem.
Com 10 dias foste ao teu pediatra, o Dr. Gustavo, no Hospital dos Lusiadas. Está tudo bem contigo, dentro do normal e tens muita vitalidade (tradução do tens muita vitalidade: estava na hora da tua maminha e o dr atrasou-se, claro que passaste a consulta a chorar desalmadamente...).
Este fim de semana começaste a ficar mais atenta aos sons, já segues a nossa voz, e às formas que te rodeiam.
Ontem começaste a fazer festinhas no meu peito, durante a mamada, e ainda te irritaste com o pai quando ele disse que era um "reflexo" e tentou tirar a tua mão do meu peito! Fizeste um som zangado e voltaste a pôr a mão onde estava!!
Hoje de manhã sorriste para mim enquanto te dava miminhos e falava contigo!! Ainda tentei filmar mas quando saquei do telemovel e comecei a gravar começaste com uma crise de soluços!! Acabaram-se os sorrisos!! Hihihi!
Na segunda feira passada comecei com a ginástica pos parto, para experimentar. Dei-te de mamar no centro e depois tive a aula. Tu ficaste com a ama e a enfermeira Vera. Quando a aula terminou estavas com uma cara zangada ao colo da enfermeira. Acordaste e bolçaste durante a minha ausência e não gostaste que fosse uma estranha a mexer-te! Hoje tive aula outra vez. Mamaste em casa e adormeceste no caminho para lá. Levei-te de sling e deixei-te a dormir na almofadinha. Fui para a aula. A 5 min do fim foram-me chamar porque estavas a chorar... O que aconteceu? Acordaste, não gostaste da cara da ama e destaste a berrar! Claro que assim que viste a mamã parou a choradeira! Hihihi! É só miminho!
As tuas mamadas deram-me dores de cabeça. Os intervalos deviam de ser de cerca de 3h. Tu fazes 2h e já começas a rabujar. À noite portas-te melhor e faze 4 a 5h de intervalo, na noite passado fizeste 6h!! Foi otimo! Deixaste a mãe descansar a maminha! Claro que a mamita encheu imenso e estava carregadinha de leite esta manhã!!
Tenho muitas fotografias no telemovel para descarregar, incluindo fotografias da mamã com a fralda que me deram na maternidade antes de nasceres, por me terem rebentado as águas, mas isso fica para outra altura!
Beijos da mamã!
quarta-feira, 4 de novembro de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário