quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Alimentação

depois de muito pesquisar, tomei a decisão consciente de amamentar em exclusivo até aos 6 meses.

o problema inicial seria o regresso ao trabalho mas as chefias facilitaram-me a decisão obrigando-me a juntar os dias de férias em atraso à minha licença, pelo que vou ficar em casa até uma semana antes dos 6 meses. de qualquer maneira andava já há bastante tempo a tirar leite com a bomba e a congelar pelo que o regresso ao trabalho seria mais ou menos colmatado. acho até que á tinha escrito aqui qualquer coisa a respeito da rotina que pretendia manter.

de qualquer maneira, e por tudo o que tenho lido, tenho noção perfeita de que a amamentação exclusiva até aos 6 meses é um conceito que não está de todo enraizado na maioria das cabeças. continua a achar-se que as papas se introduzem aos 4 meses e fim de discussão. o nosso proprio pediatra achou isso. se foi por uma questão de facilitar o meu regresso ao trabalho ou porque é assim mesmo que ele pensa, aconselhou a introdução de papas, sopas e fruta apartir dos 4 meses. não quis discutir com ele, ele já me acha hippie suficiente, pelo que assim que cheguei a casa fiz questão de continuar a pesquisar tudo o que me chegou às mãos via abençoada net sobre amamentação. sosseguei as minhas crenças com os escritos da organização mundial de saúde que dizem sim senhor, é o caminho mais saudável desde que a criança aumente de peso e cresça bem.

como o pediatra indicou outro caminho, estou nisto por conta própria.

decidi manter a amamentação e controlar a evolução do peso da bebé eu mesma, na farmácia.

hoje fui pesá-la. e porque é que a está a pesar? expliquei. escândalo. fim do mundo. bomba atómica. é o maior erro que a senhora vai fazer! a criança vai ficar desnutrida! que horror! não faça isso!

mas... a senhora tem noção de que estas são as recomendações da organização mundial de saude?... como em "muuuuuuuunnnnddiiiiiiiiiiiiiaaaaaaaaaaal"?... deixe-me adivinhar, vocês aqui vendem papas para bebés, não vendem? ah... já percebi porque é que a associação nacional dos farmaceuticos diz que é vital para o ser humano que comece a comer papas aos 4 meses...

esta conversa disse-me muito a respeito das nossas farmácias e das formações que os farmaceuticos têm. fiquei cheia de vontade de voltar a confiar nos conselhos "saudáveis" que me dão na farmácia. pelos vistos mais não são do que um "compre aqui que é melhor".

foi a primeira vez que fui confrontada de forma tão agressiva por alguém, quando mencionei o assunto. venho a aperceber-me que o melhor mesmo é ficar calada e dizer que sim, estou a seguir as indicações do pediatra, se ele disse assim por algum motivo é...já bem basta ser mãe de primeira viagem e ter algumas indecisões sobre se estarei a fazer o melhor para a minha filha, não preciso deste tipo de reacções! toda a gente tem direito a ter opinião e até agradeço que partilhem as opiniões comigo! tudo são ideias, pontos de vista e experiências. retiro delas o que mais me convier, naturalmente. dispenso agressividades e confrontos dizendo-me directamente que estou a fazer errado apenas porque sim! é que infelizmente a única justificação que ela me deu para lhe dar as papas apartir dos 4 meses foi "é o que a associação dos farmaceuticos diz para fazermos". boa.

associação dos farmaceuticos?... morre longe, tá?...

Sem comentários:

Enviar um comentário