segunda-feira, 11 de maio de 2009

Depois de tanto tempo sem escrever nada, hoje apeteceu-me “falar”. O trabalho tem andado mais leve mas o entra e sai de gente na empresa não pára.
Os enjoos do primeiro trimestre passaram, a azia acalmou um pouco e agora só se manifesta no fim das refeições por 10 ou 15 minutos. Fora isso tenho andado bastante bem, creio que tenho ocasionais quebras de tensão. Hoje, por exemplo, não sei se é por ser segunda feira, tenho-me sentido particularmente “mole”, muito distraída e sem cabeça para pensar em grandes coisas… mas também pode ser do tempo inconstante: de manhã choveu a cântaros, agora de tarde está um sol imenso…

Na sexta feira eu e o papá inscrevemo-nos no ginásio. Estar aqui sentada o dia todo, ao monitor, não me faz anda bem nem ao feijãozinho e as caminhadas da hora de almoço não me parecem suficientes. Estou habituada a desportos mais violentos e não vejo a hora de poder regressar ao cycling/RPM, body pump ou body combat! De qualquer maneira por enquanto fico-me pela passadeira, pela bicicleta semi-deitada ou pela piscina que é o que me faz bem e ao bebé.

Depois de tantos anos a querer perder peso, após ter atingido quase quase o peso ideal, ainda me faz um bocadinho de confusão os 11 a 16 kgs que se supõe engordar ao longo da gravidez… tem de ser é o que será, desde que o bebé esteja bem, penso em tudo isso mais tarde. Neste momento estou concentrada na alimentação que acho que nunca foi tão saudável como agora! No primeiro trimestre tive alguns problemas. A azia constante e as quebras de tensão ou quebras de açúcar no sangue eram constantes e só me sentia mais calma a mastigar alguma coisa. Habituei-me a andar com imenso comer atrás mas provavelmente não foram as melhores escolhas:

08:00 – leite e pão com queijo;
10:30 – fruta e bolachas
12:30 – sopa e prato
16:00 – pão com queijo
18:00 – fruta e bolachas
20:00 – sopa e prato

Claro que pelo meio ainda comia mais algumas bolachas ou um punhado de nozes secas…

Neste momento:

08:00 – kiwi, leite e pão com queijo;
10:30 – iogurte e bolachas (2 bolachas Maria)
12:30 – sopa e prato
16:00 – fruta e bolachas(2 bolachas Maria)
18:00 – fruta e bolachas(2 bolachas Maria)
20:00 – sopa e prato

Eliminei o pão com queijo e não sinto necessidade de comer mais. Os pratos principais são, normalmente, um pouco de carne ou peixe, muitos legumes ou salada e um pouco de arroz ou massa. Não tenho sentido vontade de comer doces, fritos, salgados… felizmente! A maioria dos doces a que tenho tido acesso têm sempre ovos crus ou semi-crus por isso, mesmo que me apeteça comer alguma coisa, a vida é dura e nada é facilitado!! *risos*! Mas não tem havido problema. A meio do primeiro trimestre apeteceu-me comer bolas de Berlim (?!?!) sem creme (?!??! A particularidade do “sem creme” é que me confundiu…) e o papá comprou-me donuts do pingo doce, que são feitos da mesma maneira e com a mesma massa e não têm creme! Mas comi um e fiquei uma grávida feliz. E nunca mais me apeteceu nada doce…

Mais alterações que tenha sentido… a pele ficou menos oleosa. Tenho menos borbulhas, muito menos, e à noite preciso aplicar creme Nívea porque a pele fica mesmo muito seca depois do banho. O cabelo também está muito menos oleoso e apesar de compridíssimo tem-se mantido sem pontas espigadas nem nenhum dos problemas que antes eram super frequentes. Em compensação tenho tido imenso cuidado com o resto do corpo… de manhã aplico um creme ou gel anti-estrias, próprio para grávidas; à noite, antes do banho, derreto uns pedacinhos de manteiga de cacau no microondas, junto óleo de amêndoas, misturo e é o que aplico no corpo todo depois do banho… sim, transformo-me numa “torrada humana” besuntada de manteiga (que depois de aplicada NÃO cheira a cacau, para minha infelicidade) e oleada por tudo quanto é sítio, mas tem compensado porque estou super-mega hidratada! Vamos ver se não arranjo mais umas esteriazinhas novas, a juntar às já existentes…

No início era muito complicado beber água… 1,5 lts de água por dia era obra, de cada vez que bebia um gole de água ficava com uma azia de matar cães a berro… mas a azia foi diminuindo e beber água deixou de fazer tanta confusão. Por outro lado os meus intestinos, sempre pouco amigos de funcionarem, resolveram juntar-se à festa e deixar de funcionar por alguns longos dias… a barriguinha de 4 meses ressentia-se e o bebito também… MAIS as amigas hemorróides que se apresentaram à família, não querendo ficar fora da lista de novidades. *suspiro*… não sou de ficar de braços cruzados à espera que as coisas me rebentem em cima, até porque desta vez “rebentar” é a palavra, desta vez o problema FOI doloroso! Forma de contornar ligeiramente o problema, vamos ver quanto tempo consigo driblar as coisas… todos os dias:1,5 lts de água (tenho-me baldado na quantidade ao fim de semana…); dois kiwis; na sopa misturar uma colher de sopa de linhaça (o papá não gosta de comer linhaça na sopa por isso junto uma colher à minha na altura de aquecer); caminhar todos os dias pelo menos meia hora, agora com o ginásio, aumentar um pouquinho a dose; mais duas peças de fruta ao longo do dia; muitos legumes e salada a acompanhar o prato principal. Ufa! É dose!

São muitas alterações que tive de introduzir no dia-a-dia. Algumas são apenas modificações do que já fazia, a nível da alimentação sempre tive uma alimentação equilibrada com grande incidência nos legumes e na fruta, só tive que inserir o kiwi como fruta obrigatória e os outros lanche de fruta ao longo da tarde, em vez de no final das refeições; os cremes, aumentei drasticamente a dose e a qualidade, antes de engravidar aplicava apenas nívea no final do banho; água, aumentei drasticamente, nem pensar que eu bebia isso tudo antes de engravidar… Agora há coisas que já não me fazem tanta diferença e já aceitei algumas coisas não como obrigações mas como parte integrante e normal do meu dia mas vendo de fora… tenho de estar constantemente a pensar em avanço no que vou comer e como vou comer, no que posso ou não fazer… se calhar por isso é que ando tão taralhouca sem conseguir manter uma conversa por mais de 5 minutos que mantenha a minha atenção total…

Sem comentários:

Enviar um comentário