domingo, 6 de dezembro de 2009

So... surprise surprise!...

Nem bem dois meses passaram desde que nasceste e hoje apareceu-me o periodo pela primeira vez. Não foi bem o periodo, foi mais um pequeno sangramento, mas apareceu. Fiquei em pânico, não estava à espera, lá se vai a teoria de que enquanto se amamenta não há menstruação e de que estamos naturalmente "anticoncepcionadas"... Além disso pareço ter uma certa tendência para sangrar à noite, já quando perdi sangue contigo às 9 ou 10 semanas também foi durante a noite, descobri quando fui à casa de banho...

Às 6 da manhã, com o pc ligado, fiz pesquisas para saber se era normal ou se podia ficar já em pânico e arrancar para o hospital às portas da morte... o que descobri: apesar de não ser muito comum, há mulheres que ovulam durante a amamentação. A ovulação é afectada por vários factores: frequência das mamadas, quantidade de leite produzido e ingerido, composição do leite, questões hormonais... enfim, nada que possamos ou consigamos controlar antecipadamente. Nas ultimas noites, para além de terem começado a dormir melhor, já fazes intervalos de 5 e 6 horas, comes menos à noite, durante o dia as mamadas duram em média 20 minutos, à noite 10 minutos. Isso influenciou o meu organismo, com certeza. Outra coisa que li também foi que a menstruação durante a amamentação não altera significativamente o volume de leite nem o seu sabor no entanto, alguns bebés mais sensiveis, poderão detectar essas pequenas alterações. Como se manifestam os bebés que detectam essas alterações? Pedem mama com mais frequência, mamam durante menos tempo, estão inquietos e irrequietos. E só isto justifica o teu comportamento desde sexta feira... sexta e sábado começaste a chorar às 18h e paraste de chorar na mama e à meia noite... mamaste de hora a hora, excepto entre as 19 e as 20 que estavas a tomar banho, em prantos.

O meu sangramento foi curto, durou apenas um dia, e isso também se reflectiu em ti que ontem já estavas muito mais calma, com as mamadas certas e as durações certas. O meu peito também voltou a inchar e a encaroçar com o leite como de costume por isso acredito que o meu proprio organismo também já esteja mais regular.

Caramba... somos dois casos raros, eu ovulo quando raramente se ovula, tu detectas tudo quando poucos bebés o fazem... as maravilhas do nosso DNA...

Sem comentários:

Enviar um comentário