terça-feira, 8 de setembro de 2009

Carta

Hoje em conversa com uma amiga, já mãe, fui aconselhada a aproveitar os ultimos momentos a sós com o marido, depois a vida muda, tudo muda, tudo se altera.

Para ser sincera já tudo mudou, tudo se alterou... todas as prioridades, todos os pensamentos, todos os actos se alteraram no dia 2 de Fevereiro, quando o teste de gravidez deu positivo. Tudo se continuou a alterar no dia em que perdi sangue, na manhã em que fui pela primeira vez às urgências da maternidade, sem saber bem o que me esperava, na manhã em que pela primeira vez vi o feijão de vida que crescia dentro de mim, na manhã em que ouvi o médico dizer "Vê aqui o coraçãozinho do seu bebé a bater? Está tudo bem com ele! Não precisa de se preocupar! Agora vamos fazer o resto dos exames..."

É natural que após o teu nascimento muito mais coisas de alterem. Só podem alterar. Uma vida que sempre foi vivida a dois vai passar a ver vivida, convivida e partilhada a três. Vamos conhecer-nos, apresentar-nos e passar o resto da vida a pertencer uns aos outros. Teremos os nossos espaços, as nossas maneiras de viver e conviver mas seremos os três.

Espero que nos saibamos respeitar nos nossos limites de pessoas, nos nossos limites de vida, de maneira de ser e encarar as vivências uns dos outros.

Apesar de estar rodeada pela minha mãe e, ainda que à distância, pela minha sogra, o apoio e acompanhamento que tenho tido tm sido todo do papá. O papá tem sido o melhor amigo, pai, marido, homem do mundo que te ama tanto, tanto e tanta companhia me tem feito, sempre apoiando a cada passo e suportando cada decisão que tomamos.

Apesar da presença de outras mulheres já mães na minha vida, o apoio delas tem sido praticamente nulo por não saberem melhor nem mais ou simplesmente por nem se importarem e acharem que não vale a pena. Eu sei que vale a pena. Sei que para eu estar bem, sengura e serena, para que tu estejas bem, a crescer saudável dentro de mim, eu preciso aprender e saber como estás, o que tens feito, como tens crescido. Ainda só te vi quatro vezes mas sei que és feliz na minha barriguinha... eu e o papá damos-te muitos miminhos, brincamos muito contigo, falamos muito contigo... e tu reages sempre com ondinhas e pontapés!

Espero, filha, que ao cresceres, eu cresça contigo, aprenda contigo. Espero que encontres em mim e no papá portos seguros onde possas sempre voltar; espero que saibas que estamos sempre de coração aberto para te receber, abraçar e ouvir; espero que reconheças as minhas opiniões como conselhos de quem mais te ama no mundo inteiro. Só quero que sejas feliz, que te encontres no mundo e te sintas realizada como pessoa e como mulher, que encontres a segurança no amor que o teu pai me dá.

Nunca te esqueças, acima de tudo, do quanto te amamos!

2 comentários:

  1. Deixaste-me de lagrimas nos olhos...
    Falas de maneira tão profunda e real, como se a tua filhota ja entendesse tudo e fosse ja crescida!

    Verdades tão belas como estas tb as desejo à minha filhota!

    BJ GR PARA TI

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Bé e Alice! Um beijo grande!!

    ResponderEliminar