segunda-feira, 28 de setembro de 2009

38 semanas

O fim de dia ontem foi de pura preparação.

No Sábado à noite tivémos jantar cá em casa. Convidámos os primos, os tios e os avós e fizémos quase uma "despedida" da barriga porque só podes estar quase para chegar! Apesar de a limpeza da casa e a refeição ter sido feita com muita calma, foi um bocado cansativo e quando todos se foram embora, só me consegui deitar no sofá de rastos! O cansaço era tão grande ou tão pouco que às três da manhã ainda estava de pestana aberta, sem conseguir dormir! Obriguei-me a ir para a caminha e lá consegui descansar, pouco, até ter de me levantar novamente para o xi-xi da praxe :p!

Ontem foi a festa de anos do primo Miguel que já fez 15 anos. Estavam lá muitos meninos e foi bom estar novamente com os tios, os avós e os manos da tia Paula mais a Mariana, que é a tua amiga pequenina e que está à tua espera. Mas eu não me sentia muito bem... tinha fome, queria estar no miminho com o papá e só queria estar em casa descansadinha, a ver televisão ou a ler... O papá não parava quieto e só jogava ping-pong, basketball ou futebol com os amigos do Miguel mas às 20h lá o consegui tirar da festa para virmos para casa.

E começou a festa...

Assim que troquei de roupa para ficar mais confortável e comecei a fazer o jantar, começaram as contracções... Não foram contracções dolorosas, apenas as de Braxton-Hicks, mas até essas, quando duram quase 2h, são esgotantes... As contracções eram seguidas, com intervalos de segundos e nesses intervalos tu só mexias, esticavas-te, empurravas a barriga. Algum tempo depois de as contracções começarem, começaram moinhas nos rins e eu a ver a minha vidinha a andar para trás! Ainda me sentei à mesa e comi a sopa mas depois não consegui aguentar mais, tive de me deitar um pouco no sofá, pernas para cima, enquanto falava contigo e fazia festas na barriga. Tentei acalmar-te, dizia que tudo estava bem, que tinhas de ter calma mas nada feito... fui tomar um duche bem quente e aí acalmámos as duas, foi bom. Assim que saí do chuveiro recomeçaste a esticar-te :s! As contracções diminuiram o espaçamento mas tu não paraste de te mexer. O meu batimento cardíaco disparou assim que as contracções se iniciaram e só acalmou muito mais tarde. O papá fez massagens, colocou a mão bem quente nas costas... e tu foste acalmando... e eu fui ficando cada vez mais de rastos.. fisicamente foi muito cansativo... seriam umas 20:30 quando as contracções começaram, só acalmou tudo por volta das 22:30...

Eu sabia que não seria ontem que tu ias nascer mas fiquei preocupada, não sabia bem o que esperar.

Nestes dias tenho sentido as mãos e as pernas inchadas. Estou a fazer muita retenção de líquidos nas pernas. As borbulhas não têm ajudado nada, as comichões acordam-me de noite. As borbulhas da barriga já desapareceram, secaram, mas as dos braços e nas pernas fazem uma comichão doida. Toda a gente diz que só depois de nasceres é que as comichões vão passar, nem sei o que pensar :s...

Estamos à espera. Estou num misto de ansiedade por te conhecer e se receio porque não faço ideia de como será o parto. Sei que vai correr tudo bem, o papá vai estar connosco e sei que as enfermeiras e as médicas do hospital são muito simpáticas, atençcosas e profissionais mas fica sempre o receio do desconhecido...

Sem comentários:

Enviar um comentário